Características da localização no processo de internacionalização de empresas Reportar como inadecuado




Características da localização no processo de internacionalização de empresas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Walter Fernando Araújo de Moraes ; Brigitte Renata Bezerra de Oliveira ;RAERevista de Administração de Empresas 2011, 51 4

Autor: Érica Piros Kovacs

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAE - Revista de Administração de Empresas ISSN: 0034-7590 rae@fgv.br Fundação Getulio Vargas Brasil Piros Kovacs, Érica; Araújo de Moraes, Walter Fernando; Bezerra de Oliveira, Brigitte Renata Características da localização no processo de internacionalização de empresas RAE - Revista de Administração de Empresas, vol.
51, núm.
4, julio-agosto, 2011, pp.
320-335 Fundação Getulio Vargas São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155119314002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Recebido em 07.12.2009.
Aprovado em 11.05.2011 Avaliado pelo sistema double blind review Editor Científico: Jorge Manoel Teixeira Carneiro CARACTERÍSTICAS DA LOCALIZAÇÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS CHARACTERISTICS OF LOCATION IN THE FIRM INTERNATIONALIZATION PROCESS CARACTERÍSTICAS DE LA LOCALIZACIÓN EN EL PROCESO DE INTERNACIONALIZACIÓN DE EMPRESAS RESUMO O artigo tem como objetivo analisar a influência das características da localização ao longo do processo de internacionalização.
O conceito-chave localização é comparado transversalmente para fundamentar a análise empírica dos casos, com base em cinco modelos de internacionalização.
A pesquisa caracteriza-se por sua abordagem longitudinal e por procedimentos metodológicos embasados na teoria adaptativa.
A análise dos dados foi realizada em duas etapas: descritiva e pelo método de comparação constante, com o auxílio do software ATLAS-TI.
À luz das propriedades do conceitochave, emergiram quatro manifestações significativas e de predominância distinta ao longo do tempo: modismo, vantagens (transacionais e comparativas) e desvantagens locacionais.
As vantagens comparativas foram determin...





Documentos relacionados