Um aprofundamento para o conceito de ética digital Reportar como inadecuado




Um aprofundamento para o conceito de ética digital - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

RAERevista de Administração de Empresas 2014, 54 5

Autor: PIERCARLO MAGGIOLINI

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAE - Revista de Administração de Empresas ISSN: 0034-7590 rae@fgv.br Fundação Getulio Vargas Brasil MAGGIOLINI, PIERCARLO UM APROFUNDAMENTO PARA O CONCEITO DE ÉTICA DIGITAL RAE - Revista de Administração de Empresas, vol.
54, núm.
5, septiembre-octubre, 2014, pp.
585-591 Fundação Getulio Vargas São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155131802010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 585 RAE-Revista de Administração de Empresas | FGV-EAESP PENSATA http:--dx.doi.org-10.1590-S0034-759020140511 UM APROFUNDAMENTO PARA O CONCEITO DE ÉTICA DIGITAL Da governan­ça da internet ao teletrabalho, da exclusão digital à privacidade e aos crimes informáticos (Guar­do, Maggiolini, & Patrignani, 2010), há temas diversos que podem ser elencados como parte do que seja e o que inclua Ética Digital, a “ética da era da informática”.
Antes de examinar algumas desses temas de grande importância e atualidade, precisamos perguntar se há um fator comum, um “princípio unificante”, para a Ética Digital. Sobre a essência da ética Quando pensamos em ética, em todos os seus sentidos, partimos da premissa de que estamos abordando a característica fundamental que distingue os seres humanos dos não humanos. Creio ser plenamente admissível a ideia de muitos filósofos que tratam a liberdade com base na sua intrínseca dimensão ética, e não na racionalidade.
Essa liberdade sofre muitos tipos de restrições, mas existe sempre, portanto pode ser exercida.
Sem liberdade não se pode falar de ética, mas de determinismo – biológico ou histórico social – e ainda menos se poderia falar de responsabilidade e, consequentemente, de ética.
Essa responsabilidade se manifesta,...





Documentos relacionados