Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes Reportar como inadecuado




Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins ; Simone Ghedini Costa Milanez ;Educar em Revista 2004, 24

Autor: Lúcia Pereira Leite

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Pereira Leite, Lúcia; Sartoreto de Oliveira Martins, Sandra Eli; Costa Milanez, Simone Ghedini Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes Educar em Revista, núm.
24, 2004, pp.
269-279 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155017717016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto LEITE, L.
P.
et al.
Estratégias de orientações psicoeducacionais. Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes* Strategies of psyco-educational orientations for family members of handcaps Lúcia Pereira Leite1 Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins2 Simone Ghedini Costa Milanez3 RESUMO O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e-ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional.
Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees – Unesp- Marília).
Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global ...





Documentos relacionados