Música e escola: um diálogo com a diversidade Reportar como inadecuado




Música e escola: um diálogo com a diversidade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educar em Revista 2004, 24

Autor: Mônica Zewe Uriarte

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Zewe Uriarte, Mônica Música e escola: um diálogo com a diversidade Educar em Revista, núm.
24, 2004, pp.
245-258 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155017717014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto URIARTE, M.
Z.
Música e escola: um diálogo com a diversidade. Música e escola: um diálogo com a diversidade Music and school: a dialogue with diversity Mônica Zewe Uriarte* RESUMO Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das práticas escolares.
Reconhecendo as subjetividades presentes nas salas de aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar, estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno.
Pretende promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além de sua inserção nas instituições escolares.
O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética. Palavras-chave: Educação Musical, formação de professores, indústria cultural. ABSTRACT This article approaches aspects related to the role of Musical Education in schools nowadays and to teachers’ training, changing agents...





Documentos relacionados