O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990 Reportar como inadecuado




O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educar em Revista 2004, 24

Autor: Leda Scheibe

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Scheibe, Leda O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990 Educar em Revista, núm.
24, 2004, pp.
177-193 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155017717010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SCHEIBE, L.
O projeto de profissionalização docente no contexto. O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990* The profissionalization of teachers as a project in the context of the educational reform introduced in the 1990’s Leda Scheibe** RESUMO Este artigo focaliza a reforma da formação inicial de professores da educação básica, em implementação pelo Estado brasileiro desde os anos de 1990.
Os elementos centrais dessa reforma evidenciam que o processo de profissionalização toma por base conceitos e práticas que têm origem no campo do trabalho.
A noção de competências ocupa lugar central e implementa uma nova lógica educativa, subordinando a esta o currículo e a organização das instituições de formação, objetivando construir um novo tipo de professor, com capacidades subjetivas consoantes àquelas demandadas pelo mercado e pelas novas formas de sociabilidade exclusiva que caracterizam as sociedades capitalistas contemporâneas.
O dispositivo legal mais recente – a Portaria nº.
1.403, de 9 de junho de 2003, que pretendeu instituir o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores, deu continuidade a esse processo de reforma referenciado em uma perspectiva técnico-instrumental, mas foi recentemente sustado pelo...





Documentos relacionados