Vínculos estabelecidos pelo professor com o programa municipal da eja e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal Reportar como inadecuado




Vínculos estabelecidos pelo professor com o programa municipal da eja e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educar em Revista 2007, 29

Autor: Sônia Maria Chaves Haracemiv

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Chaves Haracemiv, Sônia Maria Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal Educar em Revista, núm.
29, 2007, pp.
121-140 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155013355009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relaçãoreflexa na formação profissional e pessoal* Established bonds between teacher and the Municipal Program of EJA and the reflexive-relation in his professional and personal development Sônia Maria Chaves Haracemiv** RESUMO O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os vínculos estabelecidos pelo professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a proposta pedagógica e a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando a relação-reflexa no processo de formação profissional e pessoal deste sujeito.
Para tanto, buscou-se identificar, no interior da escola, o posicionamento docente quanto aos aspectos afetivos, pedagógicos e normativos, bem como os princípios, a coerência e os valores da proposta da EJA, de que forma ele se identifica com ela e com que autonomia a sustenta. No interior da escola também foi questionado o exercício de autoridade, participação na tomada de decisões, conflitos pessoais, predisposição a mudanças necessárias, aceitação das novas idéias, motivação e valorização frente às condições de trabalho. Palavras-chave: vínculos; formação pessoal e profissional; relação-reflexa. * O presente artigo é uma versão da T...





Documentos relacionados