Apresentação Reportar como inadecuado




Apresentação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educar em Revista 2011, 40

Autor: Christiane Gioppo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Gioppo, Christiane Apresentação Educar em Revista, núm.
40, abril-junio, 2011, pp.
13-18 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155019935002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Apresentação Organizar um dossiê é mais do que juntar autores que falam sobre um mesmo tema, ou localizar grupos de pesquisa na área.
É retomar todo um processo de formação e rever aquelas pessoas que, ao longo do tempo, imprimiram em mim uma marca profunda, indelével, uma cicatriz que modifica meus contornos, minha dobras, meu ser.
Entre eles estão colegas que trilharam seus caminhos de diferentes formas, pesquisando a escola ou propondo reflexões sobre as práticas docentes.
Todos foram de alguma forma, inspiradores e mentores deste dossiê.
Revendo as experiências e trabalhos de cada um, percebi o quanto é difícil traduzir em palavras o encantamento do que vimos, a integralidade do que sentimos, a profundidade de nossas experiências sensoriais, enfim., talvez algumas dessas experiências sejam de fato, intraduzíveis, como nos revela Saramago (2011).
Para ele Escrever é traduzir.
Sempre o será.
Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa própria língua.
Transportamos o que vemos e o que sentimos (supondo que o ver e o sentir, como em geral os entendemos sejam algo mais do que as palavras com o que nos vem sendo relativamente possível expressar o visto e o sentido.) para um código convencional de signos, a escrita, e deixamos às circunstâncias aos acasos da comunicação a responsabilidade de fazer chegar à inteligência do leitor, não a integridade da experiê...





Documentos relacionados