Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de fortaleza Reportar como inadecuado




Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de fortaleza - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fátima Sampaio Silva ;Educar em Revista 2014, 54

Autor: Antonia Emanuela Oliveira de Lima

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Oliveira de Lima, Antonia Emanuela; Sampaio Silva, Fátima Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza Educar em Revista, núm.
54, octubre-diciembre, 2014, pp.
293-308 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155032910018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza1 A continuing education program in context for teachers in a municipal daycare in Fortaleza Antonia Emanuela Oliveira de Lima2 Fátima Sampaio Silva3 RESUMO Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza.
Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam.
O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche.
Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros.
Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas.
Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez enc...





Documentos relacionados