As práticas de in-exclusão na escola e a redefinição do conhecimento escolar: implicações contemporâneas Reportar como inadecuado




As práticas de in-exclusão na escola e a redefinição do conhecimento escolar: implicações contemporâneas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educar em Revista 2014, 54

Autor: Kamila Lockmann

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Lockmann, Kamila As práticas de in-exclusão na escola e a redefinição do conhecimento escolar: implicações contemporâneas Educar em Revista, núm.
54, octubre-diciembre, 2014, pp.
275-292 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155032910017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto As práticas de in-exclusão na escola e a redefinição do conhecimento escolar: implicações contemporâneas Practices of in-exclusion at school and the school knowledge redefinition: contemporary implications Kamila Lockmann1 RESUMO O texto tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas para atender alunos anormais incluídos em escolas regulares.
Para isso, analisaram-se discursos materializados em fichas de encaminhamentos e coletados em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de uma Rede Municipal da Região Metropolitana de Porto Alegre. Tomando como suporte teórico-metodológico o pensamento foucaultiano foi possível perceber que a inclusão escolar, quando aparece como um imperativo do nosso tempo, faz com que as formas de ser, de agir e de se comportar na escola assumam uma centralidade ímpar nos currículos a ponto de produzirem uma redefinição dos conhecimentos escolares.
Aquilo que entendíamos como conhecimento escolar acaba incluindo outras dimensões, predominantemente, pautadas pelo prisma psicológico.
Esse deslocamento das práticas pedagógicas pode ser visualizado pela proliferação dos atendimentos oferecidos aos alunos: psicopedagogia, psicologia, psicomotricidade, equoterapia, entre outros.
As descrições sob...





Documentos relacionados