Livros didáticos e formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Reportar como inadecuado




Livros didáticos e formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Laura Magalhães Gomes ;Educar em Revista 2014, 54

Autor: Gláucia Marcondes Vieira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Marcondes Vieira, Gláucia; Magalhães Gomes, Maria Laura Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Educar em Revista, núm.
54, octubre-diciembre, 2014, pp.
257-273 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155032910016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental1 Mathematics textbooks and continuing education for teachers who teach mathematics in elementary school Gláucia Marcondes Vieira2 Maria Laura Magalhães Gomes3 RESUMO Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral.
O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos.
Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares. Palavras-chave: livros didáticos de Matemática; anos iniciais do Ensino Fundamental; narrativas de professores; formação de professores que e...





Documentos relacionados