Ler e escrever, ver, ouvir e contar histórias em família: o caso de pedro nava minas gerais, início do século xx Reportar como inadecuado




Ler e escrever, ver, ouvir e contar histórias em família: o caso de pedro nava minas gerais, início do século xx - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Maria de Oliveira Galvão ;Educar em Revista 2014, 54

Autor: Juliana Ferreira de Melo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Ferreira de Melo, Juliana; de Oliveira Galvão, Ana Maria Ler e escrever, ver, ouvir e contar histórias em família: o caso de Pedro Nava (Minas Gerais, início do século XX) Educar em Revista, núm.
54, octubre-diciembre, 2014, pp.
221-239 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155032910014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ler e escrever, ver, ouvir e contar histórias em família: o caso de Pedro Nava (Minas Gerais, início do século XX) Read and write, see, listen and tell stories in the family: the case of Pedro Nava (Minas Gerais, early twentieth century) Juliana Ferreira de Melo1 Ana Maria de Oliveira Galvão2 RESUMO Como uma criança das elites brasileiras constrói, em seu cotidiano, modos de participação nas culturas do escrito? De que maneira se dá a formação de um “herdeiro” em relação ao escrito no início do século XX? Para responder a perguntas dessa natureza, neste artigo, analisamos os eventos de letramento narrados pelo médico e escritor mineiro Pedro Nava (1903-1984) em suas Memórias.
Fundamentadas em trabalhos da História Cultural, da Sociologia da Educação, da Teoria Literária e da Análise do Discurso, utilizamos a obra de Nava como principal fonte do estudo.
Fruto de relações entre história e literatura, suas Memórias configuram-se como uma importante manifestação da formação do escritor.
A pesquisa evidenciou que muitas das práticas de leitura e escrita vivenciadas por Nava na infância eram mediadas, na família, pela voz de seus parentes.
Além disso, o aprendizado de certos gostos culturais relacionava-se com ...





Documentos relacionados