Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa Reportar como inadecuado




Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Gilberto Ferreira da Silva ;Educar em Revista 2014, 54

Autor: Marta Nornberg

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Nornberg, Marta; Ferreira da Silva, Gilberto Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa Educar em Revista, núm.
54, octubre-diciembre, 2014, pp.
185-202 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155032910012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa1 Writing processes and authorship about the teaching practice while formation Marta Nornberg2 Gilberto Ferreira da Silva3 RESUMO Este artigo apresenta os processos de escrita e autoria enquanto prática formativa.
O objetivo é analisar os significados e sentidos atribuídos pelos professores ao trabalho de escrita e autoria sobre sua ação docente.
Para isso, analisa a correspondência eletrônica que foi trocada entre professores da Educação Básica e professores-pesquisadores da Universidade envolvidos em um projeto de pesquisa-ação colaborativa.
A análise evidencia a escrita como ato solitário e fruto de um trabalho reflexivo caracterizado como árduo, semelhante à gestação e ao trabalho de parto.
Embora descrito como penoso, o processo de escrita e autoria sobre a atividade docente é entendido como estratégia eficaz para o processo de formação continuada e como potência para a aprendizagem da docência. Palavras-chave: formação de professores; pesquisa-ação colaborativa; escrita e autoria docente. ABSTRACT This article presents the writing process and authorship while formation.
The aim is to analyze the meanings and significance attributed by teachers to the work of writing and authorshi...





Documentos relacionados