Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação Reportar como inadecuado




Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Graça Aparecida Cicillini ;Educar em Revista 2016, 60

Autor: Arthane Menezes Figueirêdo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Menezes Figueirêdo, Arthane; Aparecida Cicillini, Graça Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação Educar em Revista, núm.
60, abril-junio, 2016, pp.
293-304 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155046191017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação About the teachers of early years and their practices: influences of training Arthane Menezes Figueirêdo1 Graça Aparecida Cicillini2 RESUMO O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação, apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores-as dos primeiros anos do Ensino Fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam.
A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental?” A metodologia utilizada foi a entrevista aberta semiestruturada, realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam.
Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas ao ensino e à aprendizagem dos conceitos e, entre as...





Documentos relacionados