Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na educação fundamental Reportar como inadecuado




Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na educação fundamental - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Renata Portela Rinaldi ;Educar em Revista 2016, 60

Autor: Ana Luzia Videira Parisotto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Videira Parisotto, Ana Luzia; Portela Rinaldi, Renata Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental Educar em Revista, núm.
60, abril-junio, 2016, pp.
261-276 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155046191015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental1 Teaching of mother tongue: difficulties and formative needs as stated by Elementary School teachers Ana Luzia Videira Parisotto2 Renata Portela Rinaldi2 RESUMO Há muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais.
No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna.
Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna.
Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a 22 escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de q...





Documentos relacionados