Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Matrizes 2011, 4 2

Autor: As Editoras

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Matrizes ISSN: 1982-2073 matrizes@usp.br Universidade de São Paulo Brasil As Editoras Editorial Matrizes, vol.
4, núm.
2, enero-junio, 2011, pp.
5-7 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=143018637001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial E m seu quarto ano, o segundo número da revista MATRIZes reúne um conjunto singular de artigos, a fim de refletir sobre os desafios presentes nos estudos de comunicação.
As tecnologias e as mídias digitais ocupam lugar de destaque no Dossiê, e questões sobre linguagem, publicidade, jornalismo e televisão, entre outras, ganham espaço nos artigos livres, possibilitando leituras variadas do ponto de vista teórico-metodológico e contato com autores representativos dos debates atuais da área. No Dossiê, o primeiro artigo, de Sonia Livingstone, problematiza a derivação histórica da literacidade associada aos meios impressos em direção à internet literacy, tendo em vista que as altas expectativas da sociedade com relação às mídias impressas estendem-se também à internet.
De modo complementar a esta visão, as tecnologias e a cibercultura são tema do artigo de Erick Felinto, que afirma que as narrativas tecnológicas contemporâneas fundam-se numa retórica da ruptura radical com o passado e da novidade absoluta, operando uma espécie de “sequestro da história”.
O texto tem como objetivo discutir a importância da recuperação da história nas teorias da mídia recentes, especialmente em suas manifestações no contexto alemão. Adensando os atuais debates sobre convergência das mídias e apresentando uma perspectiva de não ruptura entre mídias antigas ou contemporâneas, François J...





Documentos relacionados