Novas formas de comunitarismo no cenário da visibilidade total: a comunidade do afeto Reportar como inadecuado




Novas formas de comunitarismo no cenário da visibilidade total: a comunidade do afeto - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Matrizes 2012, 6 1

Autor: RAQUEL PAIVA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Matrizes ISSN: 1982-2073 matrizes@usp.br Universidade de São Paulo Brasil PAIVA, RAQUEL Novas formas de comunitarismo no cenário da visibilidade total: a comunidade do afeto Matrizes, vol.
6, núm.
1, julio-diciembre, 2012, pp.
63-75 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=143024819005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Novas formas de comunitarismo no cenário da visibilidade total: a comunidade do afeto New forms of communitarism in the scenario of total visibility: the affection community R A Q U E L P A I VA * Resumo O artigo integra uma série de reflexões em torno da estrutura comunitária, sua forma social e as possibilidades de comunicação.
A preocupação é refletir sobre as novas formas de contato no momento em que grandes (antigas e novíssimas) incertezas assombram a era atual.
Preocupações que vão desde o fim dos recursos naturais à falência de modelos midiáticos e de comunicação até então adotados.
Diante do exaurimento dos recursos humanos e do auge do desenvolvimento tecnológico, percebe-se o surgimento de novas configurações sociais e de produção de mensagens em que a forma dialógica corporifica-se como alternativa viável, num cenário em que o afeto desponta como o principal ligame vinculativo. Palavras-chave: comunicação comunitária, comunicação alternativa, dialogismo, cidadania * Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC). Pesquisadora 1 A do CNPq. E-mail: paivaraquel@ hotmail.com Abstract The present article composes a course of inquiries about community, its social forms and its pos...





Documentos relacionados