A noção de libertação em paulo freire e o trabalho psicanalítico de grupo Reportar como inadecuado




A noção de libertação em paulo freire e o trabalho psicanalítico de grupo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

VínculoRevista do NESME 2016, 13 2

Autor: Pablo Castanho 16373

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Vínculo - Revista do NESME ISSN: 1806-2490 publicacoes@nesme.com.br Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares Brasil Castanho, Pablo A NOÇÃO DE LIBERTAÇÃO EM PAULO FREIRE E O TRABALHO PSICANALÍTICO DE GRUPO Vínculo - Revista do NESME, vol.
13, núm.
2, 2016, pp.
66-76 Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=139449975008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A Noção de Libertação em Paulo Freire e o Trabalho Psicanalítico de Grupo. ______________________________________________________________________________________Castamho, P. A NOÇÃO DE LIBERTAÇÃO EM PAULO FREIRE E O TRABALHO PSICANALÍTICO DE GRUPO PAULO FREIRE’S NOTION OF LIBERATION AND PSYCHOANALYTICAL GROUP WORK LA NOCIÓN DE LIBERACIÓN EN PAULO FREIRE Y EL TRABAJO PSICOANALÍTICO DE GRUPO Pablo Castanho RESUMO Coordenar grupos com populações oprimidas no Brasil questiona nossos modos de pensar e operar com as teorias psicanalíticas de grupo.
Os impasses desse encontro demandam diálogos com autores que refletiram sobre as especificidades da realidade brasileira.
Neste artigo, abordaremos o pensamento de Paulo Freire sobre a problemática da opressão e sua superação em dois de seus textos.
Nosso objetivo é o de avançar na inclusão da problemática dos efeitos subjetivos da opressão e seu manejo no repertório conceitual das teorias psicanalíticas de grupo.
Para tanto, cotejamos a literatura com os desafios que se apresentam em nossa prática com grupos.
Partimos da visão freiriana sobre o papel de nosso passado colonial nas estruturas atuais de opressão e em suas ramificaçõ...





Documentos relacionados