Os limites do escrito: contratos e relações de trabalho com libertos em vitória ao final do século xix Report as inadecuate




Os limites do escrito: contratos e relações de trabalho com libertos em vitória ao final do século xix - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Estudos Ibero-Americanos 2012, 38 2

Author: Geraldo Antonio Soares

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Estudos Ibero-Americanos ISSN: 0101-4064 eia@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Soares, Geraldo Antonio Os limites do escrito: contratos e relações de trabalho com libertos em Vitória ao final do século XIX Estudos Ibero-Americanos, vol.
38, núm.
2, julio-diciembre, 2012, pp.
381-397 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=134625292010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Os conteúdos deste periódico de acesso aberto estão licenciados sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-UsoNãoComercial-ObrasDerivadasProibidas 3.0 Unported. Os limites do escrito: contratos e relações de trabalho com libertos em Vitória ao final do século XIX The limits of the written word: contracts and labor relations with former-slaves in Vitória (Brazil) at the end of the XIX century Geraldo Antonio Soares* Resumo: Este trabalho trata de casos de escravos que conseguiram suas alforrias mediante empréstimos e contratos de locação de serviços.
Notamos a expectativa de que os que conquistaram a liberdade continuassem a trabalhar como quando eram escravos, o que evidentemente não estava nos planos desses libertos. Concluímos que as experiências históricas examinadas nos permitem o acesso a todo um conjunto de representações sobre o trabalho e sobre o que seria a vida em liberdade. Palavras-chave: Escravidão.
Emancipação.
Trabalho livre. Abstract: This paper deals with the cases of slaves who attained their release from slavery by means of loans and contracts for letting their services.
We perceived the expectation that the freed slaves would continue to work as hard as when the...


DOWNLOAD PDF




Related documents