Teorias da origem e evolução da vida: dilemas e desafios no ensino médio Reportar como inadecuado




Teorias da origem e evolução da vida: dilemas e desafios no ensino médio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Eliane Brígida Morais Falcão ;Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 2010, 12 3

Autor: Paulo Roberto de Araújo Porto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências ISSN: 1415-2150 ensaio@fae.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Araújo Porto, Paulo Roberto de; Morais Falcão, Eliane Brígida TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol.
12, núm.
3, septiembre-diciembre, 2010, pp.
13-30 Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=129516978002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO1 Paulo Roberto de Araújo Porto* Eliane Brígida Morais Falcão** RESUMO: Neste trabalho foram analisadas as representações sociais de um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola confessional católica sobre a origem dos seres vivos, com destaque para o surgimento do homem e da mulher.
No estudo, utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC).
Os resultados obtidos mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas com abertura para as explicações científicas.
Seus discursos, ao revelarem influências religiosas, não indicaram que estas eram obstáculos à apreensão dos conteudos ensinados no âmbito das ciências.
Mostraram, antes, sinais de deficiência na abordagem escolar do tema.
Nas representações sociais dos estudantes, as influências familiares apareceram como mais relevantes do que aquelas provenientes de atividades escolares. Palavras-chave: Ciência e Religião; Origem e Evolução dos Seres Vivos; Ensino de Biologia. *Professor de Biologia Educação Básica e Ensino Superior do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e (UBM) Centro Universitário d...





Documentos relacionados