Os experimentos de griffith no ensino de biologia: a transposição didática do conceito de transformação nos livros didáticos Reportar como inadecuado




Os experimentos de griffith no ensino de biologia: a transposição didática do conceito de transformação nos livros didáticos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araújo ; João José Caluzi ;Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 2010, 12 1

Autor: Caroline Belotto Batisteti

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências ISSN: 1415-2150 ensaio@fae.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Belotto Batisteti, Caroline; Nabuco de Araújo, Elaine Sandra Nicolini; Caluzi, João José OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol.
12, núm.
1, abril, 2010, pp.
1-21 Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=129512578006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS GRIFFITH’S EXPERIMENTS IN BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTICAL TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS Caroline Belotto Batisteti ∗ Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araújo∗∗ João José Caluzi∗∗∗ Resumo Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA-hereditariedade.
O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia.
Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a transformação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material genético são pouco explorados.
Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto cent...





Documentos relacionados