Teoria ator-rede, literatura e educação em ciências: uma proposta de materialização da rede sociotécnica em sala de aula Reportar como inadecuado




Teoria ator-rede, literatura e educação em ciências: uma proposta de materialização da rede sociotécnica em sala de aula - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Débora do Prado Lisboa ; Denise do Prado Lisboa Oliveira ; Francisco Ângelo Coutinho ;Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 2016, 18 1

Autor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências ISSN: 1415-2150 ensaio@fae.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Rodrigues e Silva, Fábio Augusto; do Prado Lisboa, Débora; do Prado Lisboa Oliveira, Denise; Coutinho, Francisco Ângelo TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol.
18, núm.
1, enero-abril, 2016, pp.
47-64 Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=129546406003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA Fábio Augusto Rodrigues e Silva* Débora do Prado Lisboa** Denise do Prado Lisboa Oliveira*** Francisco Ângelo Coutinho**** RESUMO: O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico.
Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto “O alienista”, de Machado de Assis.
Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações.
Com a construção desse relato, pretendese, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação.
Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência. Palavras-chave: Literatura.
Educação científica. Teoria Ator-Rede. TEOR...





Documentos relacionados