Em busca do bem-estar e do modo de ser do trabalhador saudável Reportar como inadecuado




Em busca do bem-estar e do modo de ser do trabalhador saudável - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Eloita Pereira Neves ; Iraci dos Santos ; Maria Yvone Chaves Mauro ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003, 7 (3)

Autor: Nina Aurora Salvodi

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Salvodi, Nina Aurora; Pereira Neves, Eloita; Santos, Iraci dos; Chaves Mauro, Maria Yvone Em busca do bem-estar e do modo de ser do trabalhador saudável Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
7, núm.
3, diciembre, 2003, pp.
413-423 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127718223013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Em busca do de ser do bem-estar e do modo tr abalhador saudáv el1 trabalhador saudável Nina Autora Savoldi Eloita Pereira Neves Iraci dos Santos Maria Yvone Chaves Mauro Resumo Trata de estudo sobre o modo de ser trabalhador, considerando suas dimensões humanas, tais como, física, emocional, intelectual, social, cultural, espiritual e profissional.
Objetivo: identificar os níveis de saúde do trabalhador, através de auto avaliação, apresentando os modos de adaptação de ROY utilizados para manutenção do seu bem-estar.
Com abordagem exploratória em hospital do Rio de Janeiro, em 2002, aplicou-se um questionário junto a vinte e seis trabalhadores de enfermagem.
Os sujeitos atribuíram maiores valores às áreas de saúde profissional e espiritual, enquanto menores valores situaram-se na saúde intelectual e física.
Os valores medianos corresponderam às áreas emocional e social.
Considerando-se os níveis alcançados em todas áreas de saúde, alerta-se para a fragilidade nas áreas intelectual e física indispensáveis para desenvolver o cuidar da clientela de saúde.
Do mesmo modo há que se fortalecer nos trabalhadores, o sentido da importância da saúde emocional para o bem-...





Documentos relacionados