O centro nacional de transplante de medula óssea no instituto nacional de câncer: os primeiros desafios da implantação Reportar como inadecuado




O centro nacional de transplante de medula óssea no instituto nacional de câncer: os primeiros desafios da implantação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lucia Helena S. C. Lourenço ; Antônio José de Almeida Filho ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003, 7 (3)

Autor: Eliana Maria Teixeira Barreto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Teixeira Barreto, Eliana Maria; Lourenço, Lucia Helena S.
C.; Almeida Filho, Antônio José de O Centro Nacional de Transplante de Medula Óssea no Instituto Nacional de Câncer: os primeiros desafios da implantação Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
7, núm.
3, diciembre, 2003, pp.
406-412 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127718223012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O Centr o Nacional de Transplante de Medula entro Óssea no Instituto Nacional de Câncer: os primeiros desafios da implantação1 Eliana Maria Teixeira Barreto Lucia Helena S.
C.
Lourenço Antônio José de Almeida Filho Resumo Estudo de natureza histórico-social em busca do entendimento acerca dos reflexos decorrentes de uma decisão no âmbito federal de criar um Centro Nacional de Transplante de Medula Óssea, no início dos anos 80 do século XX, no Instituto Nacional de Câncer, na cidade do Rio de Janeiro. Através da leitura e análise de documentos escritos e de depoimentos orais, analisou-se o início e a organização para a implantação do Centro, que gerou discussões sobre a necessidade de haver, no Brasil, um centro de transplante de referência nacional, nos moldes daqueles já existentes no exterior. Além disso, foi um marco para o Serviço de Enfermagem daquela Instituição, que se consagrou no campo da Enfermagem Oncológica, ou seja, na assistência específica aos pacientes imunodeprimidos. Palavras-chave: História da Enfermagem.
Transplante.
Medula Óssea.
Hospital. Considerações iniciais Este é um ...





Documentos relacionados