Avaliação de punção venosa periférica: análise de critérios de remoção de dispositivo intravenoso adotados por uma equipe de enfermagem Reportar como inadecuado




Avaliação de punção venosa periférica: análise de critérios de remoção de dispositivo intravenoso adotados por uma equipe de enfermagem - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Emília Campos de Carvalho ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003, 7 (3)

Autor: Cristina Arreguy Sena

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Arreguy Sena, Cristina; Campos de Carvalho, Emília Avaliação de punção venosa periférica: análise de critérios de remoção de dispositivo intravenoso adotados por uma equipe de enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
7, núm.
3, diciembre, 2003, pp.
351-360 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127718223007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação de punção vvenosa enosa periférica: análise de critérios de remoção de dispositivo intravenoso adotados por uma equipe de enfermagem Cristina Arreguy Sena Emília Campos de Carvalho Resumo Pesquisa quantitativa do tipo estudo de caso institucional que objetivou identificar os critérios utilizados pela equipe de enfermagem para avaliar o sítio de inserção de um dispositivo intravenoso periférico e discutir a aplicação de tais critérios na remoção e-ou desistência de punção da veia e as respectivas condutas nesses casos.
Participaram 58 profissionais da equipe de enfermagem.
O número de vezes de tentativas foi apontado por 40 (68,97%) participantes para desistirem de puncionar uma veia, sendo solicitada a colaboração de um outra pessoa da equipe de enfermagem por 44 (75,86%) profissionais.
A ocorrência de extravasamento de líquido para o espaço extravascular teve distribuição similar independente do dispositivo endovenoso, sendo um critério usado na avaliação e indicativo de remoção do dispositivo.
Os resultados permitem identificar os critérios que norteiam a prática da equipe de enfermagem analisada no pr...





Documentos relacionados