O trabalho da enfermeira na triagem clínica em hemoterapia: por uma especialização Reportar como inadecuado




O trabalho da enfermeira na triagem clínica em hemoterapia: por uma especialização - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ligia de Oliveira Viana ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003, 7 (3)

Autor: Glaucia Valente Valadares

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Valente Valadares, Glaucia; Oliveira Viana, Ligia de O trabalho da enfermeira na triagem clínica em hemoterapia: por uma especialização Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
7, núm.
3, diciembre, 2003, pp.
334-341 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127718223005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O tr abalho trabalho triagem clínica da enfermeir a na enfermeira em hemoter apia: hemoterapia: por uma especialização Glaucia Valente Valadares Lígia de Oliveira Viana Resumo Este estudo tem como objeto o trabalho da enfermeira na triagem clínica de doadores.
Foi realizado em um instituto de referência em hemoterapia situado na Cidade do Rio de Janeiro.
Os objetivos que orientaram a pesquisa foram: caracterizar o trabalho da enfermeira na triagem clínica de doadores e discuti-lo enquanto uma prática especializada.
O referencial baseou-se nas idéias de Patrícia Benner, que discorre sobre os níveis de conhecimento da enfermeira e sobre a prática especializada.
Do ponto de vista metodológico, privilegiou-se o estudo de caso, com abordagem qualitativa.
Para a coleta de dados foram utilizados alguns instrumentos: a entrevista semi-estruturada e a observação participante.
Os resultados sugerem que, o trabalho desenvolvido pela enfermeira na triagem clínica de doadores de sangue é uma prática especializada, tendo em vista o campo específico de atuação, o trabalho minucioso, dotado de vários aspectos peculiares, exigindo a flexibilização de múltiplos conhecimentos frente às reais necessid...





Documentos relacionados