O estilo de vida do cliente com hipertensão arterial e o cuidado com a saúde Reportar como inadecuado




O estilo de vida do cliente com hipertensão arterial e o cuidado com a saúde - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alinny Rodrigues Lamas ; Juliana da Costa e Silva ; Ronivaldo Menegussi de Matos ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006, 10 (3)

Autor: Enéas Rangel Teixeira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Teixeira, Enéas Rangel; Lamas, Alinny Rodrigues; da Costa e Silva, Juliana; Menegussi de Matos, Ronivaldo O ESTILO DE VIDA DO CLIENTE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E O CUIDADO COM A SAÚDE Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
10, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
378-384 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127715308004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 378 O estilo de vida do cliente com hipertensão arterial Teixeira ER et al O ESTILO DE VIDA DO CLIENTE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E O CUIDADO COM A SAÚDE The Arterial Hypertension Patient’s Life Style and the Health Care El Estilo de Vida del Cliente con Hipertensión y el Cuidado con la Salud Enéas Rangel Teixeira Juliana da Costa e Silva Alinny Rodrigues Lamas Ronivaldo Menegussi de Matos Resumo Esta pesquisa tem como objetivo descrever os componentes da história de vida do sujeito que influenciam o cuidado com a saúde.
A pesquisa é quantitativa, e sua amostragem é de 220 clientes adultos e idosos de uma Unidade de Saúde de Niterói-RJ.
Quatro temáticas foram analisadas: características do grupo, hábitos de vida, comportamentos aditivos e estado emocional.
50% dos clientes tinham entre 50 e 70 anos; 38%, mais de 70 anos.
81% eram do sexo feminino.
65% possuíam o 1º grau incompleto.
54% não praticavam atividades físicas.
46% dos sujeitos já fizeram uso de tabaco.
37% fizeram uso de bebida alcoólica.
41% dos sujeitos consideravam-se tranqüilos, e 59% apresentavam transtornos emocionais. 27% não realizavam atividades de lazer.
O estilo de ...





Documentos relacionados