Apresentação Reportar como inadecuado




Apresentação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lúcia Helena Silva Corrêa Lourenço ; Fernando Rocha Rocha Porto ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006, 10 (3)

Autor: Antônio José de Almeida Filho

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil de Almeida Filho, Antônio José; Silva Corrêa Lourenço, Lúcia Helena; Rocha Porto, Fernando Rocha Apresentação Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
10, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
362-369 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127715308002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 362 Fac-símile - Documento original FAC-SÍMILE FACSIMILE FACSÍMILE Apresentação O presente artigo escrito por Haydée Guanais Dourado, em 1948, entende que a educação é um ramo das ciências sociais, e portanto deve considerar os impactos das mudanças sociais freqüentes, nos processos de educação.
Para a autora, a educação na escola de enfermagem “é um dos modos pelos quais a sociedade transmite conhecimentos, técnicas e atitudes”, visando preparar profissionais para diferentes atuações.
Haydée Dourado destaca quatro pontos considerados importantes de serem analisados, quais sejam: 1º - “Natureza e origem do controle das escolas de enfermagem no Brasil”, nesse item destaca as diferentes formas de vinculação das escolas de enfermagem (Departamentos de Saúde; Universidades; Áreas de Serviço Religioso, Área de Educação; e Hospitalar), acompanhadas de um breve comentário acerca do impacto dessas vinculações para a educação em enfermagem; 2º - “Tendências quanto às facilidades materiais da escola de enfermagem”, com ênfase para a necessidade de se assegurar Laboratórios bem equipados; Hospitais gerais, com serviço de enfermagem de alto padrão; Serviços adicionais de psiquiatria, ...





Documentos relacionados