O trabalho noturno e a prática de enfermagem: uma percepção dos estudantes de enfermagem Reportar como inadecuado




O trabalho noturno e a prática de enfermagem: uma percepção dos estudantes de enfermagem - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marcia Moreira de Oliveira ; Lidiane Dias Reis ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006, 10 (3)

Autor: Marcia Tereza Luz Lisboa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Luz Lisboa, Marcia Tereza; Moreira de Oliveira, Marcia; Dias Reis, Lidiane O TRABALHO NOTURNO E A PRÁTICA DE ENFERMAGEM: UMA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
10, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
393-398 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127715308006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 393 O TTrabalho rabalho Noturno e a PPrática rática de Enfermagem Lisboa MTL et al O TRABALHO NOTURNO E A PRÁTICA DE ENFERMAGEM: UMA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM The Night-Work and the Nursing Practical: A Perception of the Nursing Students El Trabajo Nocturno y la Práctica de Enfermería: Una Percepción de los Estudiantes de Enfermería Marcia Tereza Luz Lisboa Marcia Moreira de Oliveira Lidiane Dias Reis Resumo Trata-se de uma pesquisa cadastrada no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Trabalhador (NUPENST) EEAN- UFRJ.
O serviço noturno vem trazendo conseqüências muitas vezes prejudiciais para a saúde do trabalhador.
Este estudo objetivou identificar a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o trabalho noturno e analisá-la em relação à influência desse plantão na saúde do trabalhador de enfermagem.
Foi utilizado o referencial teórico Regis1, Pitta2, Fischer et al.3 Estudo quantitativo, onde participaram 67 acadêmicos de enfermagem de uma Universidade Pública.
Utilizou-se um questionário.
Concluiu-se que embora apenas a minoria dos acadêmicos de enfermagem tenha tido experiência com o trabalho noturno, a maioria conhece alguns...





Documentos relacionados