O elemento dialógico no cuidado de enfermagem: um ensaio com base em martin buber Reportar como inadecuado




O elemento dialógico no cuidado de enfermagem: um ensaio com base em martin buber - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria da Graça Oliveira Crossetti ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008, 12 (3)

Autor: Diego Schaurich

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Schaurich, Diego; Crossetti, Maria da Graça Oliveira O ELEMENTO DIALÓGICO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM: UM ENSAIO COM BASE EM MARTIN BUBER Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
12, núm.
3, septiembre, 2008, pp.
544-548 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127715320022 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O Elemento Dialógico no Cuidado de Enfermagem REFLEXÃO Schaurich D, Crossetti MGO Esc Anna Anna Nery Nery Rev Rev Enferm Enferm 2008 2008 set; set; 12 12 (3): (3): 544-48 544-48 Esc REFLECTION - REFLEXIÓN O ELEMENTO DIALÓGICO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM: UM ENSAIO COM BASE EM MARTIN BUBER The dialogical element in nursing care: An attempt based on martin buber El elemento dialógico en el cuidado de enfermería: Un ensayo con base en martin buber Diego Schaurich ¹ Maria da Graça Oliveira Crossetti ² RESUMO Este estudo configura um ensaio teórico-filosófico que teve como objetivo refletir acerca do elemento dialógico no mundo do cuidado de enfermagem, tendo como fundamentação os pressupostos de Martin Buber.
Parte-se da compreensão das raízes históricas do conceito de cuidado como algo inerente ao existir do ser humano, chegando a sua vertente expressiva e profissionalizada – o cuidado de enfermagem – e como o diálogo produz, intermedeia e conduz as relações de cuidar.
Finalizase acreditando que o diálogo precisa ser considerado para além de um mecanismo comunicacional, sendo um carreador de significações e sentimentos ao instaurar o encontro de cuidado em enfermagem. Palavras-cha...





Documentos relacionados