A gerência do cuidado na enfermagem cardiovascular Reportar como inadecuado




A gerência do cuidado na enfermagem cardiovascular - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012, 16 (1)

Autor: Marluci Andrade Conceição Stipp

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Conceição Stipp, Marluci Andrade A gerência do cuidado na enfermagem cardiovascular Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
16, núm.
1, marzo, 2012, p.
7 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127721430001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL Esc Anna Nery (impr.) 2012 jan -mar; 15 (4):664-666 EDITORIAL - EDITORIAL A gerência do cuidado na enfermagem cardiovascular Esc Anna Nery (impr.) 2012 jan -mar; 16 (1):7-9 Stipp MAC A GERÊNCIA DO CUIDADO NA ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR Marluci Andrade Conceição Stipp1 A gênese das doenças cardiovasculares é multifatorial, pois envolve vários elementos, dos quais destaco: o perfil epidemiológico, a convivência com os fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e a complexa determinação do processo saúde-doença com diversas possibilidades de expressão de nosso genoma em relação com o meio ambiente. Diversas publicações evidenciam que o convívio com os fatores de risco aumenta com a idade, e a associação entre eles acresce significativamente o risco de morbimortalidade.
Dentro do conceito epidemiológico, as doenças cardiovasculares estão inseridas no grupo de doenças crônicas não transmissíveis, ou, ainda, nas condições crônicas de saúde, e são caracterizadas pela ausência de micro-organismos, pela não transmissibilidade, irreversibilidade e multiplicidade de fatores de risco. A pesquisa brasileira tem crescido cada vez mais na área cardiológica, e a Enfermagem tem contribuído de forma efetiva pa...





Documentos relacionados