A tecnologia da informação proporciona vantagem competitiva e melhora o desempenho? um estudo empírico das sociedades comerciais no brasil Reportar como inadecuado




A tecnologia da informação proporciona vantagem competitiva e melhora o desempenho? um estudo empírico das sociedades comerciais no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marcilio Machado ;BBRBrazilian Business Review 2006, 3 (2)

Autor: Ruth Clarke

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



BBR - Brazilian Business Review E-ISSN: 1807-734X bbronline@bbronline.com.br FUCAPE Business School Brasil Clarke, Ruth; Machado, Marcilio A Tecnologia da Informação Proporciona Vantagem Competitiva e Melhora o Desempenho? Um Estudo Empírico das Sociedades Comerciais no Brasil BBR - Brazilian Business Review, vol.
3, núm.
2, julio-diciembre, 2006, pp.
181-206 FUCAPE Business School Vitória, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=123016267004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Vol.
3, No.
2 Vitória-ES, Brasil – Jul- Dez2006 pp.
181-206 A Tecnologia da Informação Proporciona Vantagem Competitiva e Melhora o Desempenho? Um Estudo Empírico das Sociedades Comerciais no Brasil Ruth Clarke ¥ Nova Southeastern University Marcilio Machado♣ FUCAPE Business School RESUMO: Os crescentes investimentos nas aplicações de tecnologia da informação criam a necessidade de realizar uma integração correta dessas ferramentas no processo decisório estratégico de uma empresa.
Este estudo discute o impacto das tecnologias da informação e comunicação global sobre a competitividade e desempenho de trading companies brasileiras.
Utilizando como ponto de partida a teoria da visão baseada em recursos, examinamos como a tecnologia da informação, como um recurso interno, pode aumentar a vantagem competitiva e qual impacto a tecnologia da informação produz sobre a competitividade de intermediários de exportação brasileiros.
O estudo implementa um modelo que pode ser duplicado (CAPITA) desenvolvido por Sethi e King (1994) para investigar essas relações no mercado emergente do Brasil.
As descobertas empíricas revelam que o melhor desempenho nas exportações depende da disponibilidade dos g...





Documentos relacionados