Qualidade de solos cultivados com eucalipto na região central de minas gerais: atributos físicos, químicos e mineralógicos Reportar como inadecuado




Qualidade de solos cultivados com eucalipto na região central de minas gerais: atributos físicos, químicos e mineralógicos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

João C. Ker ; Cecília C. Almeida ;Revista Brasileira de Ciências Agrárias 2012, 7

Autor: Thiago T. C. Pereira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Ciências Agrárias ISSN: 1981-1160 editorgeral@agraria.pro.br Universidade Federal Rural de Pernambuco Brasil Pereira, Thiago T.
C.; Ker, João C.; Almeida, Cecília C. Qualidade de solos cultivados com eucalipto na região central de Minas Gerais: atributos físicos, químicos e mineralógicos Revista Brasileira de Ciências Agrárias, vol.
7, 2012, pp.
706-713 Universidade Federal Rural de Pernambuco Pernambuco, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=119025455001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AGRÁRIA Revista Brasileira de Ciências Agrárias ISSN (on line) 1981-0997 v.7, suplemento, p.706-713, 2012 Recife, PE, UFRPE.
www.agraria.ufrpe.br DOI:10.5039-agraria.v7isa1412 Protocolo 1412 - 14-03-2011 • Aprovado em 09-07-2012 Thiago T.
C.
Pereira1,2 João C.
Ker1,3 Cecília C.
Almeida1,4 Qualidade de solos cultivados com eucalipto na região central de Minas Gerais: atributos físicos, químicos e mineralógicos RESUMO Latossolos e Cambissolos são de grande expressividade na região central de Minas Gerais.
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade desses solos, situados em áreas de florestas plantadas com eucalipto, a partir de atributos físicos, químicos e mineralógicos.
Amostras de solo coletadas em 13 perfis descritos em duas áreas do município de Curvelo, MG, foram submetidas a análises físicas, químicas e mineralógicas.
Nos Cambissolos, elevados teores de silte e densidade, predomínio de caulinita e ilita na fração argila, além de estrutura em blocos fracamente desenvolvida, estimulam a formação de selamento superficial e erosão laminar acentuada contribuindo para a queda de qualidade dos sítios florestais.
Além dessas, a meno...





Documentos relacionados