Integração do custeio abc com o método up: um estudo de caso Reportar como inadecuado




Integração do custeio abc com o método up: um estudo de caso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Aloísio Grunow ; Francisco Carlos Fernandes ;Revista Universo Contábil 2005, 1 (3)

Autor: Anderson Léo Sabadin

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Universo Contábil ISSN: 1809-3337 universocontabil@furb.br Universidade Regional de Blumenau Brasil Léo Sabadin, Anderson; Grunow, Aloísio; Fernandes, Francisco Carlos INTEGRAÇÃO DO CUSTEIO ABC COM O MÉTODO UP: UM ESTUDO DE CASO Revista Universo Contábil, vol.
1, núm.
3, septiembre-diciembre, 2005, pp.
21-36 Universidade Regional de Blumenau Blumenau, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=117016151003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto INTEGRAÇÃO DO CUSTEIO ABC COM O MÉTODO UP: UM ESTUDO DE CASO Anderson Léo Sabadin Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – PPGCC-FURB E-mail: leosabadin@bol.com.br Aloísio Grunow Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – PPGCC-FURB E-mail: grunow@terra.com.br Francisco Carlos Fernandes Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – PPGCC-FURB E-mail: fernandes.francisco@uol.com.br RESUMO O ambiente competitivo sugere mudanças na forma de administrar os custos para possibilitar a continuidade da empresa no mercado.
Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é descrever a integração do custeio baseado em atividades com o método das unidades de produção em uma indústria do setor de alimentos.
O primeiro, usado para apropriação das despesas administrativas e despesas comerciais, como uma forma mais acurada de alocar as despesas operacionais.
O segundo, para alocação dos gastos variáveis de fabricação, custo marginal e custos fixos de fabricação.
A metodologia da pesquisa consubstancia-se d...





Documentos relacionados