Minimizando a variabilidade dos resultados contábeis: estudo empírico do income smoothing no brasil Reportar como inadecuado




Minimizando a variabilidade dos resultados contábeis: estudo empírico do income smoothing no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Universo Contábil 2006, 2 (1)

Autor: Antonio Lopo Martinez

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Universo Contábil ISSN: 1809-3337 universocontabil@furb.br Universidade Regional de Blumenau Brasil Lopo Martinez, Antonio MINIMIZANDO A VARIABILIDADE DOS RESULTADOS CONTÁBEIS: ESTUDO EMPÍRICO DO INCOME SMOOTHING NO BRASIL Revista Universo Contábil, vol.
2, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
9-25 Universidade Regional de Blumenau Blumenau, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=117016274002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto MINIMIZANDO A VARIABILIDADE DOS RESULTADOS CONTÁBEIS: ESTUDO EMPÍRICO DO INCOME SMOOTHING NO BRASIL Antonio Lopo Martinez Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP Professor da Fundação Visconde de Cairú Av.
Centenário, 2883, Sala 504, Victoria Center Salvador - BA - CEP 40155-150 E-mail: lopo@cairu.br Tel-Fax: (71) 3263 0956 RESUMO Este artigo investiga se as companhias abertas brasileiras gerenciam os seus resultados com o propósito de reduzir a sua variabilidade.
O período investigado foi de 1995 a 1999 e os dados foram coletados do sistema Economática.
Empiricamente, controlaram-se os efeitos de algumas contas específicas, apurando os impactos delas sobre a variabilidade dos resultados: despesas de depreciação, provisão para devedores duvidosos e resultados não operacionais são exemplos de elementos monitorados.
O estudo apontou que, no momento de decidir pelo montante de despesas a serem reconhecidas, a preocupação com a redução da variabilidade dos resultados é um fator condicionante.
Em face dessas observações, cuidados devem ser tomados quando se analisam os métodos de alocação de custos adotados, pois eles podem estar sendo estrategicamente definidos para influenciar o resultado contábil. Palavras-chave: Gerenciamento....





Documentos relacionados