Os espaços obscuros da cidade turística: um estudo preliminar na praia de ponta negra em natal-rn Reportar como inadecuado




Os espaços obscuros da cidade turística: um estudo preliminar na praia de ponta negra em natal-rn - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Caderno Virtual de Turismo 2006, 6 (3)

Autor: Jean Henrique Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Caderno Virtual de Turismo E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Costa, Jean Henrique Os espaços obscuros da cidade turística: um estudo preliminar na Praia de Ponta Negra em Natal-RN Caderno Virtual de Turismo, vol.
6, núm.
3, 2006, pp.
90-97 Universidade Federal do Rio de Janeiro Río de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115416211010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RNO VIRT E D Caderno Virtual de Turismo Vol.
6, N° 3 (2006) ISSN: 1677-6976 SMO RI L DE TU UA CA Os espaços obscuros da cidade turística: um estudo preliminar na Praia de Ponta Negra em Natal-RN Jean Henrique Costa (jeanhenrique@uern.br)* Resumo Este artigo possui como objetivo geral compreender, sob a ótica da chamada -Geografia Cultural- e arcabouços teóricos auxiliares, o tipo de relação existente entre turismo e espaços atividade nestes contextos sociais.
Trata-se de um artigo teórico, construído a partir da problematização sobre formas simbólicas de segregação espacial, fundamentalmente através da idéia de -cidade maldita- desenvolvida por Sandra Jatahy Pesavento (1997) e de -urbanismo de representação-, presente em Célia Ferraz de Souza (1997).
A atividade turística sob a ótica do residente se constitui empiricamente como o foco destas alterações espaciais e da forma como estas mudanças geram no imaginário social imagens do -obscuro- em determinados espaços para alguns grupos sociais, em especial aqueles que se tornaram (supostamente) segregados após a emergência da atividade.
A Praia de Ponta Negra, localizada em Natal, Rio Grande do Norte, é o objeto de motivação e de investigação preliminar deste breve trabalho. Pal...





Documentos relacionados