A visitação da apa e parque na zona oeste do município do rio de janeiro (rj): conflitos e gestão da uc gericinó-mendanha Reportar como inadecuado




A visitação da apa e parque na zona oeste do município do rio de janeiro (rj): conflitos e gestão da uc gericinó-mendanha - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Thais Ferreira Xavier ; Samir de M. Costa ;Caderno Virtual de Turismo 2006, 6 (3)

Autor: Sônia V. G. da Gama

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Caderno Virtual de Turismo E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Gama, Sônia V.
G.
da; Ferreira Xavier, Thais; Costa, Samir de M. A visitação da APA e Parque na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro (RJ): conflitos e gestão da UC Gericinó-Mendanha Caderno Virtual de Turismo, vol.
6, núm.
3, 2006, pp.
73-80 Universidade Federal do Rio de Janeiro Río de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115416211008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RNO VIRT E D Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol.
6, N° 3 (2006) SMO RI L DE TU UA CA Sônia V.
G.
da Gama ( soniagea@yahoo.com.br)*, Thais Ferreira Xavier**, Samir de M.
Costa*** Resumo Este artigo é resultado das pesquisas realizadas desde 1996 (GEOESTE-UFRJ) e 2002 (GEA- UERJ) no maciço Gericinó-Mendanha, com o objetivo de expor questões relativas à gestão de áreas protegidas em ambientes urbanos.
O estudo iniciou-se com a análise das dinâmicas externas e internas ao maciço, que abriga Área de Proteção Ambiental e Parque Municipal, a partir do histórico de ocupação, das modificações de usos e dos vetores de pressão.
A análise das condições geoambientais e do perfil dos visitantes caracteriza a segunda etapa da pesquisa, voltada para o uso mais recente, o de visitação, fundamental para subsidiar propostas de gestão. Palavras-chave: unidade de conservação, visitação, conflitos de uso, gestão ambiental. Abstract The present paper regards of the research since 1996 (GEOESTE-UFRJ) and 2002 (GEA-UERJ), www.ivt -rj.net in the Gericinó-Mendanha protected area, with the objective to display relative questions to the management of areas protected in...





Documentos relacionados