Impactos ambientais e sócio-culturais do turismo de segunda residência: o caso de ponta da tulha, ilhéus, ba Reportar como inadecuado




Impactos ambientais e sócio-culturais do turismo de segunda residência: o caso de ponta da tulha, ilhéus, ba - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Odaléia T. M. M. Queiroz ;Caderno Virtual de Turismo 2006, 6 (4)

Autor: Maria de Fátima Alves de Sena

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Caderno Virtual de Turismo E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Alves de Sena, Maria de Fátima; T.
M.
M.
Queiroz, Odaléia Impactos ambientais e sócio-culturais do turismo de segunda residência: o caso de Ponta da Tulha, Ilhéus, BA Caderno Virtual de Turismo, vol.
6, núm.
4, 2006, pp.
94-106 Universidade Federal do Rio de Janeiro Río de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115416210011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RNO VIRT E D Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol.
6, N° 4 (2006) SMO RI L DE TU UA CA Impactos ambientais e sócio-culturais do turismo de segunda residência: o caso de Ponta da Tulha, Ilhéus, BA. Maria de Fátima Alves de Sena (fátima.sena@ig.com.br) e Odaléia T.
M.
M.
Queiroz (odaleiaq@terra.com.br) * Resumo econômicas, sociais, políticas e culturais, o presente texto se propõe a detectar e analisar as repercussões sócio-espaciais do turismo de segunda residência.
Sua expansão em escala mundial vem provando mudanças importantes nos locais onde se desenvolve.
No Brasil, os primeiros estudos sobre esse fenômeno datam do final dos anos 1980.
Entretanto várias questões permanecem em aberto.
A partir de um exemplo, o do povoado de -Ponta da Tulha-, Aritaguá, Ilhéus, Costa do Cacau, Sul da Bahia, define-se um conjunto de questões que podem servir para uma agenda de pesquisas sobre o tema, considerando os aspectos ambientais e socioculturais, bem como, a inexistência de planejamento urbano em locais com essas características. Palavras-chave: Impacto, turismo, segunda residência, sustentável, cidadania, cultura cotidiana. Abstract Assuming that the tourism constitutes a complex a...





Documentos relacionados