Jürgen habermas: contribuições para estudos sobre o lazer Reportar como inadecuado




Jürgen habermas: contribuições para estudos sobre o lazer - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Nelson Carvalho Marcellino ;Movimento 2010, 16 (4)

Autor: Renata Morais do Nascimento

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Morais do Nascimento, Renata; Carvalho Marcellino, Nelson Jürgen Habermas: contribuições para estudos sobre o lazer Movimento, vol.
16, núm.
4, octubre-diciembre, 2010, pp.
151-168 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316963009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Jürgen Habermas: contribuições para estudos sobre o lazer1 Renata Morais do Nascimento* Nelson Carvalho Marcellino** Resumo: O objetivo deste ensaio é destacar as possíveis contribuições do pensador alemão Jürgen Habermas aos estudos do lazer.
Foram analisadas as obras: Mudança estrutural da esfera pública e Teoría de la acción comunicativa I e II.
Concluímos que, dentre outros aspectos, Habermas compreende o lazer no tempo livre sobretudo a partir do século XIX, como atividades geralmente vinculadas ao consumo de produtos culturais de mercado, o que tem ligação fundamental com a mudança ocorrida na relação entre Estado e sociedade, a partir da modificação de relações entre as esferas pública e privada. Palavras-Chave: Atividades de Lazer.
Setor públic o. Características culturais.
Comunicação. 1 INTRODUÇÃO Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão, têm seu nome vinculado ao Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt, a chamada Escola de Frankfurt, desde que iniciou sua relação de participação no Instituto, como assistente de Theodor W.
Adorno, em meados da década de 1950.
Reconhecido acadêmico, Habermas é considerado por muitos o principal herdeiro e representante da Escola de Frankfurt, naquela que vários estudiosos consideram ser sua segunda f...





Documentos relacionados