Representações identitárias no processo de seleção de talentos Reportar como inadecuado




Representações identitárias no processo de seleção de talentos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Felipe Rodrigues da Costa ; Amarilio Ferreira Neto ; Antonio Jorge Gonçalves Soares ;Movimento 2010, 16 (4)

Autor: Prospero Brum Paoli

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Brum Paoli, Prospero; Rodrigues da Costa, Felipe; Ferreira Neto, Amarilio; Gonçalves Soares, Antonio Jorge Representações identitárias no processo de seleção de talentos Movimento, vol.
16, núm.
4, octubre-diciembre, 2010, pp.
135-150 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316963008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Representações identitárias no processo de seleção de talentos Prospero Brum Paoli* Felipe Rodrigues da Costa** Amarilio Ferreira Neto*** Antonio Jorge Gonçalves Soares**** Resumo: O objetivo do estudo é descrever e analisar o processo de detecção e seleção de talentos considerando as representações identitárias e práticas no cotidiano do futebol. Utiliza como instrumento entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos treinadores e coordenadores das categorias Sub 15, Sub 17 e Sub 20, e observadores técnicos em sete clubes da primeira divisão do futebol brasileiro.
Conclui que o discurso identitário sobre o ideal proclamado do futebol brasileiro, o futebol-arte, não orienta as ações dos profissionais envolvidos no processo de seleção e treinamento de talentos. Todavia, esse discurso pode apresentar eficácia simbólica no processo de comercialização de jogadores. Palavras-chave: Futebol.
Brasil.
Identidade.
Talento. 1 INTRODUÇÃO Giulianotti (2002) afirma que o futebol é uma das grandes instituições culturais que, em conjunto com a educação e os meios de comunicação de massa, formam e consolidam identidades nacionais.
Esse esporte e seus processos de difusão e informação instituições esportivas, mídia...





Documentos relacionados