O financiamento dos programas federais de esporte e lazer no brasil (2004 a 2008) Reportar como inadecuado




O financiamento dos programas federais de esporte e lazer no brasil (2004 a 2008) - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Wanderley Marchi Júnior ;Movimento 2010, 16 (4)

Autor: Bárbara Schausteck de Almeida

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Schausteck de Almeida, Bárbara; Marchi Júnior, Wanderley O financiamento dos programas Federais de esporte e lazer no Brasil (2004 a 2008) Movimento, vol.
16, núm.
4, octubre-diciembre, 2010, pp.
73-92 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316963005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O financiamento dos programas Federais de esporte e lazer no Brasil (2004 a 2008) Bárbara Schausteck de Almeida * Wanderley Marchi Júnior ** RESUMO: Propomos nessa pesquisa responder as seguintes questões: quanto, em recursos financeiros, os programas de esporte e lazer receberam sob a forma de gastos diretos do governo federal e através de repasses aos estados e municípios entre 2004 e 2008? Que fatores podem justificar os investimentos prioritários do governo federal nesse período? Através da coleta dos dados da Controladoria-Geral da União, mostramos que o somatório investido pelo governo federal priorizou o es porte de alto rendimento.
Com pressupostos da Sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu, es boçamos algumas justific ativas para entender es sa prioridade no período abordado envolvendo a compreensão das lógicas do campo político. Palavras-chave: Polític a.
Esportes.
Financiamento Governamental.
Brasil. 1 INTRODUÇÃO A preocupação política com o esporte foi institucionalizada na legislação brasileira pela primeira vez no governo Vargas, através do Decreto-lei 3.199 de 1941 e atualmente está presente no Artigo 217 da Constituição Federal de 1988.
Nesse interstício temporal, a administração do esporte passou da subordinação governamenta...





Documentos relacionados