Corpo, dança e criação: conceitos em movimento Reportar como inadecuado




Corpo, dança e criação: conceitos em movimento - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Terezinha Petrúcia Nóbrega ;Movimento 2010, 16 (3)

Autor: Nelly Lacince

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Lacince, Nelly; Nóbrega, Terezinha Petrúcia Corpo, dança e criação: conceitos em movimento Movimento, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
241-258 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316960013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Corpo, dança e criação: conceitos em movimento Nelly Lacince* Terezinha Petrúcia Nóbrega** Resumo: Trata-se de uma reflexão sobre os processos de criação na dança contemporânea, o engajamento do corpo na ação, os investimentos na sensorialidade, os riscos do movimento.
A metodologia concerne à narrativa das experiências vividas por três coreógrafos e seus processos criativos: Mathilde Monnier, Philippe Decouflé, Julyen Hamilton.
A interpretação privilegiou uma reflexão estética com base em Paul Valéry, Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty.
As noções elaboradas permitem refletir sobre a plasticidade do corpo e sua capacidade de incorporação do mundo por meio da criação de um espaço expressivo no qual se instala a dramaturgia do corpo, do espaço, do tempo, dos mundos imaginários e simbólicos. Palavras-chave: Corpo humano.
Dança.
Criatividade.
Estética. 1 INTRODUÇÃO A arte e a percepção do artista sobre sua obra nos oferecem uma possibilidade para compreender a performance humana, considerando-se o engajamento do corpo no processo de criação.
Ao realizar sua obra, ao encontrar-se com o outro no processo de criação há a construção de novos lugares e de novas possibilidades de criação por meio das trocas de experiências e da partilha de ações corporais.
A pesquisa buscou...





Documentos relacionados