O discurso real e o discurso ideal de professores de educação física do ensino superior sobre docência Reportar como inadecuado




O discurso real e o discurso ideal de professores de educação física do ensino superior sobre docência - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alexandro Andrade ; José Carlos Zanelli ;Movimento 2010, 16 (3)

Autor: Rudney da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Silva, Rudney da; Andrade, Alexandro; Zanelli, José Carlos O discurso real e o discurso ideal de professores de Educação Física do ensino superior sobre docência Movimento, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
133-154 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316960008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O discurso real e o discurso ideal de professores de Educação Física do ensino superior sobre docência Rudney da Silva * Alexandro Andrade** José Carlos Zanelli *** Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre o discurso real e o discurso ideal de professores de Educação Física de ensino superior sobre docência, oriundos das universidades públicas do Estado de Santa Catarina, Brasil.
Os participantes foram selecionados através de critérios relacionados aos sujeitos e às instituições, totalizando 16 dos 27 indivíduos previamente identificados.
Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e recorrentes, e analisados através da análise de conteúdo.
Foi verificado o predomínio dos aspectos que afastam o discurso ideal do discurso real, principalmente àqueles associados ao produtivismo, tais como competitividade, individualismo, desvalorização, condições desfavoráveis, ambientes competitivos, fatores mercadológicos, e objetivos econômicos. Palavras-Chave: Docentes.
Educação Física e treinamento. Ensino superior. *Licenciado em Educação Física.
Especialista em Educação Física Escolar e em Atividade Motora Adaptada.
Mestre em Ciências do Movimento Humano.
Doutor em Engenhar...





Documentos relacionados