Automobilismo carioca: memórias de um piloto e as corridas de rua de 1954 a 1966 Reportar como inadecuado




Automobilismo carioca: memórias de um piloto e as corridas de rua de 1954 a 1966 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ludmila Mourão ;Movimento 2010, 16 (3)

Autor: Rodrigo Vilela Elias

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Vilela Elias, Rodrigo; Mourão, Ludmila Automobilismo carioca: memórias de um piloto e as corridas de rua de 1954 a 1966 Movimento, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
51-70 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316960004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Automobilismo carioca: memórias de um piloto e as corridas de rua de 1954 a 1966 Rodrigo Vilela Elias* Ludmila Mourão** Resumo: Esta pesquisa trata do desenvolvimento do automobilismo e suas relações com o crescimento urbano do Rio de Janeiro no período entre 1954 e 1966, abrangendo o fim do Circuito da Gávea e a construção do Autódromo.
A história oral e a literatura sobre o esporte ajudaram a esclarecer transformações relacionadas ao envolvimento do automobilismo com a política, a recém-chegada indústria automobilística, a popularização do automóvel e as transformações sociais e urbanas.
Os resultados apontaram para um sentido de desenvolvimento conturbado, alocado entre a prosperidade nacional e a má administração do automobilismo carioca, marcado por ações imediatas, improvisadas e privadas. Palavras-chave: Automobilismo.
Esporte.
Indústria.
Política. 1 INTRODUÇÃO Esta pesquisa trata do desenvolvimento do automobilismo e suas relações com o crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro no período compreendido entre 1954 e 1966.
Estão inseridos neste período fatos relevantes como o fim das corridas do Circuito da Gávea e o início da industrialização nacional, com foco para a indústria automobilística e a construção do Autódromo do Rio de Janeiro....





Documentos relacionados