A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar Reportar como inadecuado




A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marcelo Soares Tavares de Melo ; Maria Eliete Santiago ;Movimento 2010, 16 (3)

Autor: Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Marcílio; Soares Tavares de Melo, Marcelo; Santiago, Maria Eliete A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar Movimento, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
31-49 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316960003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar1 Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior* Marcelo Soares Tavares de Melo** Maria Eliete Santiago*** Resumo: Muitas vezes, em livros e periódicos, se dá menor ênfase à elucidação da metodologia investigativa, favorecendo o não reconhecimento dos procedimentos e instrumentos de coleta e análise dos dados como construto da elaboração do pesquisador.
Neste artigo, apresentamos uma reflexão acerca de uma das fases da metodologia científica, focalizando a análise de conteúdo categorial temática como uma das formas de tratamento dos dados.
Tomamos como exemplo, para discutir e fundamentar o ato de pesquisa, uma investigação desenvolvida no âmbito da Educação Física escolar, na intenção de colaborarmos na consolidação da rigorosidade científica das pesquisas nessa área. Palavras-chave: Metodologia científica.
Pesquisa qualitativa. Análise de conteúdo.
Educação Física escolar. *Professor Doutor da Licenciatura da ESEF-UPE e do Mestrado Associado em Educação Física UPE-UFPB; Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (ETHNÓ...





Documentos relacionados