A experiência de discursos na dança e na educação somática Reportar como inadecuado




A experiência de discursos na dança e na educação somática - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Adriane Vieira ; Martyne Tremblay ;Movimento 2010, 16 (2)

Autor: Sylvie Fortin

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Fortin, Sylvie; Vieira, Adriane; Tremblay, Martyne A experiência de discursos na dança e na educação somática Movimento, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2010, pp.
71-91 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316043004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A experiência de discursos na dança e na educação somática1 Sylvie Fortin * Adriane Vieira ** Martyne Tremblay *** Resumo: Uma pesquisa-ação constituída de aulas de educação somática num programa de bacharelado em dança mostrou como os dançarinos negociam o discurso dominante da dança e o discurso marginal da educação somática em relação às complexidades das questões de corpo e saúde. Palavras-chave: Atitude frente à saúde.
Foucault, Método Feldenkrais.
Dança. 1 INTRODUÇÃO Vou lembrar dessa pesquisa-ação porque foi uma oportunidade para eu questionar a mim mesma sobre minha prática de dança no dia a dia e seus efeitos na minha saúde e bem-estar [.] Minha visão de corpo mudou.
Tenho sido capaz de me posicionar, mas também tive a oportunidade de entender melhor e de perceber o meio no qual gravito.
(Claudine) Essas palavras expressam a reação de uma aluna na pesquisaação realizada junto a dançarinos contemporâneos pré-profissionais. A pesquisa-ação foi iniciada porque percebíamos o quanto a busca de um corpo ideal e a pressão de um desempenho infalível provocam desafios para gerir a saúde nos estudantes de dança.
Embora muitos 1 A versão completa deste artigo foi publicada sob o Título The Experience Of Discourses In Dance And Somatics.
Journal of Da...





Documentos relacionados