Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas Reportar como inadecuado




Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Wanderley Marchi Júnior ;Movimento 2010, 16 (2)

Autor: Juliano de Souza

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Souza, Juliano de; Marchi Júnior, Wanderley Por uma gênese do Campo da Sociologia do esporte: cenários e perspectivas Movimento, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2010, pp.
45-70 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316043003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Por uma gênese do Campo da Sociologia do esporte: cenários e perspectivas Juliano de Souza * Wanderley Marchi Júnior ** RESUMO: No presente artigo, procura-se apresentar e estruturar um breve panorama histórico-sociológico sobre a constituição do campo da sociologia do esporte no cenário internacional, fazendo, em seguida, algumas inferências e transposições para pensar o cenário brasileiro e, talvez, latino-americano.
Para essa investida, parte-se de uma abordagem bibliográfica de cunho exploratório, de modo a resgatar alguns elementos históricos do desenvolvimento da sociologia do esporte e, além disso, elaborar um panorama geral que contemple algumas das principais matrizes teóricas e osrespectivos autores que se ativeram ao estudo do fenômeno social chamado esporte moderno e, por conseguinte, contribuíram para a institucionalização desse espaço de discussão acadêmica. Palavras-chave: Sociologia.
Esportes.
Pierre Bourdieu. 1 INTRODUÇÃO Olhar para o processo de constituição histórica da sociologia do esporte pelas “lentes sociológicas” de Pierre Bourdieu possibilita ir muito além do que simplesmente demarcar o espaço que essa disciplina vem conquistando no âmbito acadêmico.
De modo mais específico, a perspectiva bourdieusiana de análise dos campos cientí...





Documentos relacionados