Por uma sociologia reflexiva do esporte: considerações teórico-metodológicas a partir da obra de pierre bourdieu Reportar como inadecuado




Por uma sociologia reflexiva do esporte: considerações teórico-metodológicas a partir da obra de pierre bourdieu - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Wanderley Marchi Júnior ;Movimento 2010, 16 (1)

Autor: Juliano de Souza

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Souza, Juliano de; Marchi Júnior, Wanderley Por uma sociologia reflexiva do esporte: considerações teórico-metodológicas a partir da obra de Pierre Bourdieu Movimento, vol.
16, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
293-315 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115312527016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Por uma sociologia reflexiva do esporte: considerações teórico-metodológicas a partir da obra de Pierre Bourdieu Juliano de Souza* Wanderley Marchi Júnior** Resumo: No presente artigo, procura-se apresentar e discorrer sobre alguns aspectos de reflexividade pertinentes à teoria do campo esportivo de Pierre Bourdieu.
Para essa investida, sentiu-se a necessidade de se concentrar em três pontos de sustentação teórico-metodológicos trabalhados rigorosamente pelo autor, quais sejam: (1) a reflexividade epistemológica; (2) o papel do conhecimento histórico nas análises sociológicas do esporte; (3) a orientação do consumo esportivo no sentido de consolidação de um espaço social associado à lógica da distinção. Palavras-chave: Sociologia.
Esportes.
Pierre Bourdieu. 1 INTRODUÇÃO Em inúmeras oportunidades de sua obra, o sociólogo francês Pierre Bourdieu se refere ao fato de utilizar a sociologia contra suas próprias determinações, argumentos e limites sociais, tentando assim fornecer e sistematizar elementos para uma análise sociológica do desenvolvimento do seu trabalho.
(BOURDIEU, 1990a; BOURDIEU, 2005). O que o autor, de antemão, está sugerindo, obviamente, não se restringe apenas ao questionamento de seu papel enquanto cientis...





Documentos relacionados