Caminhos da exclusão: análise do preconceito em sua manifestação nos jogos infantis Reportar como inadecuado




Caminhos da exclusão: análise do preconceito em sua manifestação nos jogos infantis - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Movimento 2010, 16 (1)

Autor: Gustavo Martins Piccolo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Martins Piccolo, Gustavo Caminhos da exclusão: análise do preconceito em sua manifestação nos jogos infantis Movimento, vol.
16, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
191-207 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115312527011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Caminhos da exclusão: análise do preconceito em sua manifestação nos jogos infantis Gustavo Martins Piccolo* Resumo: O presente texto objetiva compreender a estrutura componente das manifestações preconceituosas expressas por crianças de 5 e 6 anos na prática de jogos e brincadeiras.
Este estudo, realizado em uma pré-escola, orientou-se pela perspectiva Histórico-Cultural de Vigotsky, cujos resultados, impressos fundamentalmente nas categorias gênero e raça, possibilitaramnos a derivação da constituição cíclica do preconceito em três etapas, quais sejam: a) rotulação pejorativa da diferença; b) discriminação da diferença e c) cristalização do preconceito. Finaliza destacando a premência da atividade mediadora docente como elemento basilar na transformação do preconceito e na possível materialização de relações sociais dialógicas e cooperativas. Palavras-chave: Educação infantil.
Preconceito.
Jogos e brinquedos. 1 INTRODUÇÃO O presente texto compreende a síntese e o enriquecimento da dissertação de mestrado intitulada: “Educação infantil: análise da manifestação social do preconceito na atividade principal de jogos”, defendida em agosto de 2008 na Universidade Federal de São Carlos.
Nele, expressamos alguns dos principais apontamentos discutidos ao longo ...





Documentos relacionados