Nos rastros da formação profissional: o projeto de legitimação da escola superior de educação física de florianópolis a partir do currículo oficial Reportar como inadecuado




Nos rastros da formação profissional: o projeto de legitimação da escola superior de educação física de florianópolis a partir do currículo oficial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Movimento 2010, 16 (1)

Autor: Vanessa Bellani Lyra

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Bellani Lyra, Vanessa Nos rastros da formação profissional: o projeto de legitimação da Escola Superior de Educação Física de Florianópolis a partir do currículo oficial Movimento, vol.
16, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
169-190 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115312527010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Nos rastros da formação profissional: o projeto de legitimação da Escola Superior de Educação Física de Florianópolis a partir do currículo oficial Vanessa Bellani Lyra* Resumo: A lógica educacional da Escola Superior de Educação Física de Florianópolis (ESEF), criada no ano de 1973, previu a existência de dois currículos oficiais, um destinado aos homens e outro, às mulheres.
Baseado, sobretudo, nos estudos da Sociologia da Educação, o currículo oficial será aqui analisado sob a ótica de um elemento legitimador de disposições profissionais a serem adquiridas para a ocupação da posição profissional e social em questão.
Assim, a arquitetura pedagógica da ESEF parece ter sido construída sobre pilares diferenciados e diferenciadores de identidades profissionais e sociais com base, sobretudo, em questões advindas das relações desiguais de gênero. Palavras-chave: Capacitação Profissional.
História.
Educação Física: currículo. 1 INTRODUÇÃO Pensar o currículo oficial da ESEF não nos permite concebê-lo, conforme nos ensina Dominique Julia (2001), “como um mundo fechado, fechado aos ruídos do exterior” (JULIA, 2001, p.
23).
Instrumento pedagógico gestado e aplicado no ápice da Ditadura Militar Br...





Documentos relacionados