Autopercepção corporal e preferências motoras de praticantes de dança Reportar como inadecuado




Autopercepção corporal e preferências motoras de praticantes de dança - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rozana Aparecida Silveira ; Marcela Almeida Zequinão ; Caroline Martins ; Cícero Augusto Souza ;Movimento 2010, 16 (1)

Autor: Fernando Luiz Cardoso

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Cardoso, Fernando Luiz; Aparecida Silveira, Rozana; Almeida Zequinão, Marcela; Martins, Caroline; Souza, Cícero Augusto Autopercepção corporal e preferências motoras de praticantes de dança Movimento, vol.
16, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
97-112 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115312527006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Autopercepção corporal e preferências motoras de praticantes de dança Fernando Luiz Cardoso* Rozana Aparecida Silveira** Marcela Almeida Zequinão*** Caroline Martins**** Cícero Augusto Souza***** Resumo: Homens e mulheres foram estudados em relação à corporeidade e à orientação motora na dança.
O objetivo foi analisar a percepção corporal e preferências motoras entre praticantes.
Utilizou-se o Questionário de Identidade Corporal, com praticantes de hip-hop, clássico, contemporâneo, dança de salão, axé, jazz e dança do ventre.
Verificou-se que os homens tocam e conhecem mais seus corpos do que as mulheres, levando-os a uma visão funcional e as mulheres, a uma visão estética.
Eles preferem atividades competitivas e agressivas e elas, atividades individualizadas.
Percebe-se que os tradicionais papéis sexuais também são impactantes na identidade de gênero dos praticantes de dança. Palavras-chave: Percepção.
Comportamento.
Sexualidade. Identidade de gênero.
Dança. 1 INTRODUÇÃO Na Educação Física, muitos têm sido os estudos voltados para autopercepção corporal, no que diz respeito a autoconceito, autoestima e autoimagem (CARDOSO, 2009; BOWKER; GADBOIS; CORNOCK, 2003; STEWART et al, 2003; ...





Documentos relacionados